domingo, 18 de abril de 2010

Entre o Riso e o Poder

O fato de sucitar o riso desde o primórdio, tinha em seu principio formas intrisecas de: contestação,manifestação e libertação.
Como diria o próprio filosófo Nietzchie em suas obras "Rir é expulsar os demônios".As autoridades se viam ridicularizados em praças públicas, porém não encaravam de forma desrespeitosa, pois quem os proporcianavam esse "divertimento" eram:bufões, arquétipos,nômades; que não deixavam seus recados explicitamente de contestação ao poder.
Se associarmos algo semelhante em tempos distintos; como no Brasil no regime ditatorial o simples esboçar riso sobre algo, era visto como revolução ou desrespeito, era devolvidocom as maiores barbares, como forma de conter esses atos em público.
O riso é compativel com o poder,quando alcança a população massificada amordaçada e vendada pela mídia televisiva.Pois é vista como "entretenimento", a informação transforma-se em piadade bar em contéudo vazio e se esvai pelo ralo do banheiro, na primeira chuveirada da sociedade.
O ato de rir dos problemas socias que temos no século XXI,de forma inteligente e de reivindicação incomoda o poder.Estamos cutucando-os com varas curtas colocando-os contra a parede,nem precisamoscitar que o riso inteligente incomoda, é imcopativel com a hierarquia.
A compatibilidade entre o cômico e o poder, na minha visão atual é uma forma de atingir grande parte da população; no fato de conscientizarmos de assuntos sérios e de extrema importância de modo geral.
Mais atualmente esse " acordo" não é de ambas partes, a hierarquia não tem interesse em civis reflexivos,pensantes ainda mais através da arte.Podemos nos basear nesse quesito por uma simples fator, a cultura cadavez mais desvalorizada, menos verba , menos arte acontecendo nas ruas para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário